domingo, 28 de agosto de 2011

Os Jovens Espíritas e o Frequência Jovem Fraternidade


A idéia de fazer um programa para jovens na Web Rádio Fraternidade não é de agora. Mais de uma vez houveram conversas entre o Rubens de Castro, idealizador e responsável pela Web Rádio, e eu (Diego Carvalho), que trabalho no Movimento Espírita de Uberlândia-MG já há algum tempo, me dedicando aos jovens e à arte. Em oportunidades diversas, foram trocadas idéias sobre possibilidades de novos trabalhos, programas ou participações de jovens na Web Rádio.

Logo, como sabemos que tudo acontece na hora certa e muitas vezes ela é a mais inusitada e talvez não planejada por nós mas pela espiritualidade, foi no dia 09 de julho de 2011 que conversamos pela última vez sobre “possibilidades” e caminhamos para a realização. Assim, com a ajuda de amigos, familiares e ouvintes da Web Rádio Fraternidade, nasceu o “Programa Espírita Frequência Jovem Fraternidade”, que tem como slogan a frase “Se Liga na Evolução”.

Esse Programa vem como um aliado dos jovens espíritas perante as necessidades do cotidiano, sendo uma maneira de levar a Doutrina Espírita séria para jovens de todos os cantos do mundo. Mas ele vem também como um aliado da madureza, demonstrando que os jovens, assim como nós (os idealizadores e apresentadores), podem ter responsabilidades sérias e promover a união pela causa. É a oportunidade dos jovens de mostrar para os espíritas ortodoxos que não estamos “brincando de espiritismo” mas sim buscando responsabilidades e maneiras diferentes de fazer as coisas em um mundo que está diferente e exige que as coisas mudem. Porém, muitas vezes por encontrarem resistências ao invés de instrução;  dureza ao invés de doçura, recorrem aos seus ideais de renovação e iniciam suas lides próprias, sem a maturidade que a idade terrestre possa nos fornecer, causando assim um desgaste entre gerações.

Assim, o Frequência Jovem Fraternidade vem trabalhar com o intuito de colocar juntas as gerações de ontem e as de hoje, demonstrando que é possível o respeito mútuo através do diálogo e entendimento correto da Doutrina Espírita. Não há idade ideal para se tornar o espírita ideal. Há somente o momento para nos esforçarmos para domarmos nossas más inclinações, como nos colocou Kardec, e o momento é da encarnação presente. Nesse novo trabalho, sabemos que dificuldades surgirão e críticas virão à tona, mas, não temos dúvidas que os benefícios serão muito maiores, desde que ele seja realizado com base na Doutrina Espírita e com muito amor no coração de seus idealizadores, participantes e ouvintes.

Não podemos nos esquecer que o próprio Cristianismo primitivo teve entre seus divulgadores, figuras como João Evangelista que contava com apenas 20 anos na ocasião da crucificação e foi ele quem esteve ao lado da mãe de nosso irmão Jesus nos momentos mais difíceis, sem importar quantas primaveras ele já havia vivido. Lembremos também das irmãs Fox, 14 e 15 anos; sem falar nas irmãs Boudin que foram as médiuns que auxiliaram Kardec na codificação e não contavam com idades avançadas. Chico Xavier, com seus 21 anos nos trouxe a tão importante obra “Parnaso de Além Túmulo”; Leopoldo Cirne, vice presidente da FEB aos 21 anos de idade assim como vários outros personagens que não precisamos citar e que foram responsáveis pelo vasto conhecimento cristão e doutrinário que está à nossa disposição. A responsabilidade nos bate à porta, sejão jovens ou maduros. Cabe-nos escolher o caminho a ser tomado. Não é a idade ou o rótulo que determinam as realizações, mesmo que tropecemos ao longo da caminhada, mas sim as escolhas que fazemos, cada instante de nossas vidas, lembrando que nós somos espíritos milenares  e essa  é para todos uma excelente oportunidade de mudança e de nos auxiliarmos uns aos outros: Jovens e Madureza.

Então, convidamos a todos para conhecerem esse novo trabalho, que dependerá das opiniões dos ouvintes amigos para melhorarmos cada vez mais. Contamos com o apoio e colaboração de todos nessa empreitada que não é nossa, mas sim da espirutalidade que nos dá a oportunidade de sermos instrumentos do bem.

O Programa estreiou no domingo, dia 28 de agosto de 2011, às 21 horas na Web Rádio Fraternidade (http://www.radiofraternidade.com.br/). Saiba mais sobre o trabalho em http://frequenciajovemfraternidade.blogspot.com/. 

Que Jesus esteja conosco.

“Frequência Jovem Fraternidade – Se Liga na Evolução!”

Um forte abraço.

Diego Carvalho

MSN....

Durante o programa também estaremos no MSN:

frequenciajovem@radiofraternidade.com.br

Falem Conosco...

Durante o programa estaremos on line.

Twitter: fjfraternidade

Skype: frequenciajovem.fraternidade

E-mail: frequenciajovem@radiofraternidade.com.br



Diego Carvalho e Rodrigo Ribeiro

No Ar!!!!!

Moçada...

Estamos no ar...Frequência Jovem Fraternidade - Se Liga na Evolução!