Quadros

Para não ficar chato e repetitivo, a estrutura do Programa Frequência Jovem Fraternidade não será fixa. Teremos somente um quadro que acontecerá em todas as edições que é o “Papo Sério”. Criamos uma quantidade razoável de quadros, baseando-nos nas sugestões de ouvintes da Rádio e em nossas idéias, para que possamos alternar entre programas. Eles acontecerão em dias diversos. Pode ser que ao longo do tempo isso mude, o que dependerá do retorno dos ouvintes. Preparamos o programa de maneira que seja dinâmico e possa ser modificado quando necessário.

Os quadros abaixo já estão estruturados e prontos, sendo os quais utilizaremos para as primeiras edições do programa.

Papo Sério: Será nossa atração central, na qual teremos pessoas convidadas para conversarmos sobre assuntos do dia a dia dos jovens. Os convidados serão pessoas da madureza e jovens do Movimento Espírita. Sugestões de temas poderão ser enviadas por e-mail. Não temos o intuito de dizer o que é certo ou errado no programa mas sim, criarmos uma papo sério e saudável de maneira que possamos despertar o interesse pelo estudo e entendimento do assunto. Esse quadro irá durar do início ao fim do programa. Como iremos dar uma prévia dos programas subsequentes a cada edição, os ouvintes poderão nos enviar perguntas para serem respondidas no programa ou pelo blog. Quando anunciarmos o tema da semana seguinte, os ouvintes terão até a primeira quarta-feira posterior para nos enviarem perguntas. NÃO!!! Não pense que vai ser chato. Durante o "PAPO SÉRIO", outros quadros vão acontecer no decorrer do programa. A conversa pára por alguns minutos para entrada de outro quadro e quando terminar voltamos ao assunto. Isso é para quebrar o gelo quando a coisa esquentar.

Sob a Luz do Espiritismo: Esse nome é em homenagem a um amigo chamado Eurípedes que foi um dos "tutores" do Diego quando ele fazia parte da Mocidade do Centro Espírita Obreiros do Bem em Uberlândia-MG só como um participante. Ele foi uma das pessoas que o incentivou a se tornar coordenador de mocidade e trabalhar em prol da arte e dos jovens no Movimento Espírita e o nome desse quadro é o mesmo nome da primeira música espírita que o Eurípedes escreveu há mais ou menos 12 ou 13 anos atrás. Nesse quadro, iremos trazer músicas, filmes ou livros do nosso cotidiano, sejam espíritas ou não, e explorar um pouco do seu conteúdo, mostrando qual proveito podemos tirar, incentivando os ouvintes a conhecerem a obra na íntegra.

Esquenta Cuca: Isso mesmo. Vamos esquentar a cuca da moçada. Em cada programa vamos deixar uma pergunta para ser respondida por e-mail no decorrer da semana. Os ouvintes que responderem a pergunta corretamente irão participar de sorteios de livros, camisetas, CD´s etc que ocorrerão sempre no último programa do mês.

A Voz da Galera: Nesse quadro, os ouvintes poderão nos enviar através do e-mail ou pelo Skype da Web Rádio Fraternidade (radio.fraternidade) mensagens de voz para o nosso programa com no máximo 2 minutos de duração. Logo, vamos passar essas mensagens nos programas para todos ouvirem. Elas podem ser falando do programa, para os apresentadores, para a Web Rádio Fraternidade, para os jovens, para os ouvintes, enfim... Só existe uma regra para envio das mensagens: usar o bom senso espírita e cristão. Os apresentadores ouvirão as mensagens antes de passar nos programas para evitar "surpresas”, já informando que mensagens que tenham conteúdo impróprio (palavrões, xingamentos etc) serão desconsideradas.

O Som da Hora: Para cada edição do programa, será escolhida uma música exclusivamente espírita para passarmos. Essas músicas poderão ser interpretadas por nós, pelos convidados ou colocaremos a gravação original. Faremos comentários gerais sobre a música como: intérpretes, conteúdo e tentaremos buscar a essência das músicas com os autores quando possível para sabermos como se deu o processo de criação.


Os quadros abaixo já estão estruturados, porém, ainda estamos finalizando o planejamento deles para que em breve possamos incluí-los em nossa grade de programação.


Folheteen Espírita: Será um momento em que apresentaremos, em forma de conto, as histórias do Folheteen Espírita que é escrito pelo companheiro Christian A. Martins de Uberlândia-MG e que são veículadas no Jornal Vida Espírita da AME da mesma cidade. O Folheteen Espírita são diálogos entre um jovem casal de namorados e que nos traz muitos ensinamentos e situações do cotidiano da vida dos jovens. As gravações das vozes dos personagens serão realizadas em parceria com o Núcleo de Arte Espírita Integrarte de Uberlândia-MG.

Ponto de Vista: Para esse quadro, estamos verificando a possibilidade de fazer uma transmissão do programa ao vivo, a cada 30 ou 60 dias, pois ele será um quadro parecido com um Pinga-Fogo. Junto ao tema do “Papo Sério”, nós e nossos convidados iremos responder perguntas enviadas pelos ouvintes no momento do programa. Mas não podemos nos esquecer: As perguntas deverão ser em relação ao tema do “Papo Sério”.

Quase Um Parnaso: Esse quadro será destinado à leitura de poemas de ouvintes. Esses poemas devem ter cunho espírita, evolutivo e agregador. Os autores dos poemas poderão nos enviá-los exclusivamente por e-mail, contendo nome do poema, nome do autor e cidade em que mora bem como autorização* para lermos o poema devido questões de direitos autorais. Os jovens convidados para as gravações do programa serão as pessoas que irão ler os poemas. Mas precisamos ficar muito atentos: caso nos sejam enviados poemas de outros autores com falsidade ideológica, a responsabilidade será de quem está nos enviando. Por isso, somente serão lidos e postados no blog poemas que contenham autorização enviada por e-mail.

  • Modelo de Autorização: Eu, (nome da pessoa), portador do documento de identidade (nº dcto), residente (endereço), autor do poema (título do poema), autorizo o Programa Frequência Jovem Fraternidade, veiculado pela Web Rádio Fraternidade, a gravar, expor e disponibilizar minha obra para os ouvintes através das edições do programa ou através de sites ou blogs oficiais sem que haja qualquer ônus para qualquer uma das partes.



Com Ciência: Serão trazidos nesse quadro, fenômenos apresentados no cotidiano por revistas, livros, filmes, novelas etc, para serem discutidos através dos ensinamentos da Doutrina Espírita.

Point’s Espíritas: Será a agenda de eventos do programa, na qual citaremos os principais point’s de encontro espírita do país e talvez até do mundo (lançamentos de livros, festivais, encontros, congressos etc).


Sempre no início do programa (inédito) faremos um “Jogo Rápido”, comentando o que rolou no programa da semana anterior. E no final, daremos a “Nossa Prévia” sobre o tema e convidados da semana seguinte.

Esperamos que essa estrutura seja assertiva e agrade nossos ouvintes. Mas estamos abertos a sugestões e precisamos receber um retorno se estamos no caminho certo.

Mãos à obra!