História

Bom moçada...

A idéia de fazer um programa para jovens na Web Rádio Fraternidade não é de agora. Mais de uma vez houveram conversas entre o Rubens de Castro, idealizador e responsável pela Web Rádio, e o eu (Diego Carvalho) que trabalho no Movimento Espírita de Uberlândia-MG já há algum tempo. Em oportunidades diversas, foram trocadas idéias sobre possibilidades de novos trabalhos, programas ou participações de jovens na Web Rádio Fraternidade.

Logo, como sabemos que tudo acontece na hora certa e muitas vezes ela é a mais inusitada e talvez não planejada, foi no dia 09 de julho de 2011 que conversamos pela última vez sobre “possibilidades” e caminhamos para a realização. Estávamos em Uberaba-MG em um festival de música espírita (Rubens transmitindo o evento pela Web Rádio Fraternidade e eu como um espectador do evento por realizar trabalhos no campo artístico espírita). No intervalo, mais uma vez conversamos sobre o Movimento Espírita regional, comentando sobre as experiências adquiridas ao longo dos últimos anos, a necessidade de mais realizações, trabalhos, estudos dinâmicos e interessantes para os jovens e também para a arte espírita. Como comentei que meus principais trabalhos no Movimento Espírita são (e serão, assim espero!) com os jovens e com a arte, o Rubens lançou o desafio:

“_ Então Diego, por que você não pensa em alguma coisa; um programa para os jovens?!”.

Em questões de segundos, uma série de medos surgiram em minha mente: as dificuldades que houveram em outros trabalhos; as críticas de pessoas que sempre estão dispostas a atrapalhar sem ter a iniciativa de ajudar; o cansaço de preparar, organizar e realizar; aqueles companheiros que contamos e confiamos nas labutas e com o tempo buscam outros caminhos por motivos diversos. Parecia mais uma vez algo muito difícil de ser realizado.

Mas, como a Doutrina Espírita nos ensina, estamos na Terra para burilar nossas imperfeições e é provável que todos esses medos sejam oriundos daquilo que nós precisamos mudar em nós mesmos e que, já que adquirimos experiências, podemos fazer diferente agora. E nisso também vieram em minha mente todos os amigos que sempre estão ao nosso lado realizando tantas coisas boas; os sorrisos de cada pessoa que participa de um trabalho, palestra ou apresentação que fazemos; o prazer e a satisfação de trabalhar em prol da Doutrina Espírita, levando os ensinamentos do Cristo onde que estejamos; meus pais que sempre foram meu apoio e muitas outras coisas boas. Percebi naquele momento que as dificuldades eram meros aprendizados e que os ganhos eram sempre muito maiores. Eu sabia que, como sempre, haverão dificuldades, críticas e por aí vai. Mas... o que seríamos de nós sem esses professores da alma?

Aceitei o desafio e disse que ia pensar em alguma coisa. E com tudo que já aprendi, o mais certo é: ninguém vai a lugar nenhum sozinho. Então, ali mesmo já me vieram no pensamento tantos companheiros que certamente já fazem parte desse trabalho de maneira indireta e, em especial, pensei em convidar um grande amigo para começarmos juntos tudo isso. O Rodrigo Ribeiro. E vejam só: ele também estava no festival de música pois fomos juntos. Quando contei para ele foi aquela euforia. Mil idéias e então já começamos a planejar.

Então tomamos a decisão que julgamos mais assertiva: juntar as nossas idéias com as necessidades dos jovens e bolar um ótimo programa de rádio. Criamos um blog de divulgação, enviamos e-mails para muitos amigos, fizemos vinhetas para a Web Rádio Fraternidade e convidamos a todos para participarem da criação desse programa que agora é realidade.

E foi assim que o Programa Frequência Jovem Fraternidade nasceu: com a ajuda de todos!

Queremos agradecer em especial à Daniela Leandro e à Paula Leandro que como nossas companheiras de jornada nos auxiliaram na criação do programa e nos deram força e ânimo para essa realização. Queremos agradecer também ao Rubens de Castro por confiar em nós para tão importante missão e também ao Ricardo Nicolau que sempre serviu de inspiração para que possamos trabalhar em prol do bem. Não podemos esquecer dos meus pais, Fernando e Marli, que cederam um “cantinho abençoado” para gravarmos o programa e guardarmos as ferramentas necessárias. Agradecemos ao casal de amigos de Curitiba que fizemos nos últimos dias, o Cristiano e a Nathália, que criaram a música “Frequência Jovem” em homenagem ao programa e que agora é nossa identidade musical. Por fim e tão importante, agradecemos a todos que nos enviaram sugestões de nomes e quadros para o programa e que nos ajudaram a formatar o Frequência Jovem Fraternidade.

Então, seja bem vindo ao espaço que será todo nosso para mostrarmos tudo que rolar em nosso programa. Aqui será onde sempre manteremos contato.

Esse é o início de uma grande viagem e contamos com a ajuda de todos para que ela seja bastante divertida e proveitosa.

Um grande abraço e esperamos a participação de todos nesse novo trabalho.

E não se esqueça:  PROGRAMA FREQUÊNCIA JOVEM FRATERNIDADE
                                                                                 SE LIGA NA EVOLUÇÃO!

Diego Carvalho